segunda-feira, setembro 25, 2006

Principais jornais do mundo mostram falcatrua de amigos de Lula por dossiê fajuto

Libération: "Escândalo enlameia Lula"

Os principais jornais do mundo deram destaque em 22/09 ao escândalo de compra de dossiê fajuto contra José Serra e Geraldo Alckmin por petistas, amigos e assessores de Lula. "O Brasil já fala em um Watergate versão local. Um novo escândalo enlameia o presidente Lula", diz reportagem do diário francês Libération . O jornal observa que o inquérito aberto para apurar o caso somente deve ser concluído no ano que vem, mas "poderia levar à cassação do mandato de Lula se for reeleito".

Na Espanha, o El País diz que o escândalo já foi batizado por alguns de "Watergate tropical" e destaca a tentativa de Lula de desvincular-se da crise, com declarações à TV alegando que a trama não faz sentido porque não o ajudaria.

Em reportagem que ocupa quase meia página, o inglês Financial Times observa que "os assistentes pessoais de Lula e o presidente do PT, Ricardo Berzoini, são implicados.

O também inglês The Guardian, por sua vez, observa que "a oposição a Lula tem sido incapaz de transformar a crise generalizada sobre corrupção em votos".

O Times avalia que Lula sofreu um golpe em sua busca pela reeleição, que "parecia antes uma mera formalidade".

Na Alemanha, o Frankfurter Rundschau diz que "mais uma vez, pessoas próximas ao presidente estão no centro de um escândalo". "A questão é se Lula também conseguirá superar esta crise intacto", avalia.

Para o espanhol ABC, o caso, que levou à troca do coordenador de campanha de Lula, "põe em sério risco sua reeleição". O jornal destaca a declaração do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), adversário de Lula na disputa, comparando o presidente a um ladrão de carros que diz que não precisava daquilo e somente roubou porque pensava que sairia incólume.

O The New York Times, dos Estados Unidos, também dá destaque ao caso, dizendo que "justo quando Lula pensava que já havia passado pelo pior dos escândalos que atormentaram seu governo nos últimos 18 meses, um novo e especialmente danoso escândalo apareceu".

O também americano The Washington Post traz em sua edição desta sexta-feira um artigo de opinião criticando a condução da política econômica do governo Lula. A autora do artigo, Marcela Sanchez, observa que os analistas consideram necessário que o Brasil cresça a uma taxa muito maior do que os 3% esperados para este ano se quiser combater a pobreza e reduzir a desigualdade social, como prometeu Lula em sua campanha de 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário