sexta-feira, setembro 01, 2006

Antes que você morra...

A roda da vida e da morte é o que a mente é.
O primeiro passo é ficar consciente disso. O segundo passo é ficar alerta quando
a mente entra outra vez na mesma trilha. Se você puder ficar alerta, terá
introduzido um novo fenômeno nela.
Por exemplo: você está outra vez se apaixonando. Fique alerto. Não há nada
de errado em se apaixonar, é lindo. Apaixone-se mas não repita. Fique atento!
Apenas por estar atento, você introduz um novo fenômeno que não estava ali antes.
E qualquer coisa que diga à sua mulher ou ao seu homem, diga-o com atenção.
Plena.

Aconteceu:

Mulla Nasrudin se apaixonou por uma mulher. E eu o tenho prevenido
continuamente para estar alerta; Assim quando ele disse a ela:
"Você é a mulher mais maravilhosa, mais linda do mundo!", de repente
se lembrou do que eu lhe havia dito. E então ele disse:
"Espere! Desculpe-me, isto é o que eu tenho dito a muitas mulheres, e não tenho
certeza de que não vou dizê-lo depois de você para outras".Entrou uma coisa nova nisso.
Subitamente ele ficou consciente de que tem dito isto continuamente a muitas mulheres:
"Você é a mais maravilhosa do mundo".E as mulheres são muito, muito fiéis.
Elas confiam, elas simplesmente acreditam.E sabem que não é verdade, mas acreditam.
Repetem suas próprias frustrações e o homem continua a repetir seu mecanismo.
De outro modo a mulher diria: Espere! Não há necessidade de ir tão longe!
O amor é bom, mas não há necessidade de que uma mulher seja a mais bonita
e de que só assim o amor possa existir, pois caso contrário o amor não durará muito tempo.
Espere! Não é preciso ir tão longe".Por que não amar uma mulher comum?
O que há de errado em ser comum, simples e doméstica? Por que criar sonhos?
E quando você cria sonhos, eles estão destinados a se destruírem um dia,
porque os sonhos não podem se tornar reais. Eles vão frustrar.
E manter esses sonhos, falsas promessas e palavras se tornará uma carga
pesada demais para você. Então, a mesma mulher vai parecer uma pedra no sapato
.Não faça isso! Por que não ser natural? Por que não dizer simplesmente: Eu amo você?
Para que falar em superlativos que precisam ser abandonados mais cedo ou mais tarde?
E quando você os deixar, tudo virá abaixo, todo o castelo se destruirá.
Você o estava construindo sobre alicerce falso. Sempre que for repetir um velho hábito,
dê uma sacudidela em você mesmo, torne-se consciente e de repente sentirá uma mudança.
O próprio estado de alerta muda.

Bagwan Shree Rajneesh (Osho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário