domingo, outubro 23, 2011

Como se tornar um procrastinador profissional

"Quem quer fazer algo encontra um meio, quem não quer fazer nada ...só arranja desculpas"
(Provérbio árabe)

"Feliz será quem mais tentou e buscou. O que se escondeu, pede desculpas a Deus no final da vida, por apenas ter passado por ela."
(Bob Marley)




Um dos mais indesejados oponentes para a realização dos nossos sonhos é a procrastinação. Um procrastinador é alguém que tem por hábito adiar o máximo possível suas tarefas. É uma pessoa que faz de tudo para que as coisas não aconteçam em sua vida. Na maioria das vezes suas atitudes, e principalmente a falta delas, é inconsciente e acabam minando suas energias, colocando uma pedra sobre os possíveis sonhos dessa pessoa.
Eu já fui um procrastinador profissional, e tinha por hábito empurrar com a barriga, praticamente, tudo aquilo que achava que podia fazer depois. Eu até brincava com aquele mandamento do baiano que diz “Se puder fazer amanhã, não faça hoje”. Brincadeiras à parte, o fato é que a coisa era séria e me fez perder grandes oportunidades.
Descobri que existem dois motivos pelos quais as pessoas deixam de fazer aquilo que precisa ser feito. O primeiro é o medo. A maioria das pessoas não faz o que deveriam fazer porque tem medo das consequências de suas ações. Muitas delas pensam; “O que vão pensar de mim se eu fizer isso?”, “E se der errado?”, “E se eu me machucar?”. Repito o que já em vários arrtigos que você pode ler aqui e aqui, o medo é uma projeção que nossa mente faz sobre um futuro que ainda não aconteceu e que acreditamos que vai dar errado. E talvez por isso, muitos nem começam. Eu era assim, garanto a você que a dor de não ter feito é muito maior do que se tivesse feito e ter sido criticado ou fracassado.
O segundo motivo pelo qual as pessoas adiam as coisas é porque associam o ato de fazer, com dor. Ao contrário do que muitos possam pensar, a maioria das pessoas passa mais tempo tentando evitar a dor do que buscando o prazer. Começar a academia gera dor, fazer regime gera dor, sair da zona de conforto gera dor, fracassar gera dor. Por causa disso, as pessoas arranjam todo tipo de desculpas para adiar uma mudança necessária. Talvez você tenha se identificado com essas informações e percebeu que já é um “procrastinador nível médio”. Por isso, preparei em uma pequena lista para torná-lo um verdadeiro profissional em empurrar com a barriga seus projetos e sonhos. Vamos lá?

1 – Diga sempre; amanhã eu faço.
Sempre que tiver alguma coisa que queira muito fazer, diga para si mesmo, – Amanhã eu faço! Assim quando amanhã chegar, você só precisará repetir a frase, e o que era amanhã vira depois de amanhã, siga assim indefinidamente.

2 – Use termos genéricos.
Seja inespecífico ao falar de seus sonhos e desejos, Diga sempre; – Um dia vou ser rico. Ou um dia vou comprar um carro 0km. Ou até – Um dia vou encontrar o amor da minha vida.

3 – Não tenha um prazo.
A melhor maneira de evitar a realização dos seus projetos e deixar que as coisas aconteçam por si mesmas. Seja adepto daquela música do Zeca pagodinho. “Deixa a vida me levar, vida leva eu”. E assim, um dia… Se Deus quiser, seus sonhos (nunca) serão realizados.

4 – Faça apenas o que é urgente.
Fique correndo igual a um maluco, trabalhe em excesso, não tenha tempo para fazer as coisas importantes. Não tenha tempo para você mesmo e para escrever suas metas.

5 – Evite a todo custo investir em seu desenvolvimento profissional.
Imagine que você e um highlander e que vivera para sempre, e que um dia, quem sabe, daqui a uns 500 anos vai tomara a decisão de começar investir em você mesmo do pescoço para cima.

6 – Arrume uma desculpa para não fazer.
Usar desculpas é a melhor forma de procrastinar e ainda conseguir apoio alheio. Coisas como; não tenho tempo, dinheiro e saúde, para fazer aquilo que eu quero, sempre comovem as pessoas, o que vai fazer você se sentir um pouco melhor consigo mesmo por estar se sabotando dessa maneira.

Agora, se você já se cansou de inventar desculpas a si mesmo para adiar seus sonhos, e quer mais da vida, por favor, esqueça essa lista.
(por Fernando Oliveira em Blog )

Nenhum comentário:

Postar um comentário