quarta-feira, abril 08, 2009

Como assar uma batata?

Como a Toyota assa uma batata ???

5 passos:
-Pré-aquece um forno novo e de alta confiabilidade a 350 °C.
-Insere 1 kg de batatas de Idaho (a melhor).
-Sai para fazer alguma coisa produtiva durante os próximos 45 minutos.
-Verifica se está 'no ponto'.
-Remove as batatas do forno perfeitamente assadas e serve à mesa.


Como a GM ou a Ford assam uma batata??? (porém não só elas...)

-Executa um 'bidding' no mercado com fornecedores do México, Brasil e Tadjiquistão, para fornecer 0,75 kg de batatas, escolhe o de menor preço, e registra o ganho na planilha do comitê de redução de custos da empresa.
-Volta a negociar com o fornecedor de Idaho e insiste para que ele mantenha o preço do fornecedor do Tadjiquistão, e que ainda apresente uma redução anual de preços de 3%. O fornecedor de Idaho não aceita, e é eliminado da lista de fornecedores aprovados da empresa devido ao péssimo relacionamento comercial.
-Aumenta a quantidade para 1 kg quando descobre que a Toyota usa 1 kg, mas insiste para que o fornecedor mantenha o preço anterior.
-Pede ao fornecedor de batatas que faça o pré-aquecimento do forno a 350 °C.
-Exige que o fornecedor demonstre de que maneira ele girou o botão do forno até 350 °C, e que apresente documentação do fabricante do forno provando que ele foi devidamente calibrado.
-Faz uma revisão na documentação, e exige que o fornecedor (de batatas) acompanhe a temperatura do forno com um termopar de última geração, com definição até a segunda casa decimal.
-Ensina o fornecedor a inserir as batatas e a ajustar o 'timer' para 45 minutos.
-Pede ao fornecedor que abra o forno para verificar se as batatas foram dispostas corretamente dentro do forno e solicita um estudo para verificar se 45minutos é o tempo ideal para assar batatas deste tamanho e com aquela orientação em relação ao forno.
-Pede um estudo de 6Sigma mostrando a variação do tempo de cozimento para vários tamanhos e orientações de batatas.
-Verifica se as batatas estão assadas de 3 em 3 minutos.
-Fica impaciente com o fornecedor (de batatas), afinal por que estas simples batatas demoram tanto pra assar? Pede um " Status Report " a cada 5 minutos.
-Conduz testes de novos mercados.
-Muda a quantidade para 0,9 kg de batatas, pois o cliente só consegue perceber variações de peso abaixo de 0,85 kg.
-Verifica se as batatas estão assadas.
-35 minutos depois, conclui que as batatas estão quase prontas. O Coordenador de Novos Projetos da Empresa (readness), que acompanha o Engenheiro de Qualidade de Fornecedores (Supplier Quality Engineer), responsável pela aprovação das batatas (PAPP) emite um monte de documentos confirmando que tudo vai bem e que conseguirá cumprir a meta dentro do prazo estabelecido.
-Agradece ao fornecedor, e então fala ao chefe sobre o excelente trabalho que vem sendo realizado, mesmo com as adversidades encontradas devido ao péssimo companheirismo do fornecedor.
-Remove as batatas depois de 40 min, e apresenta um 'saving' de 5 minutos sem prejudicar a qualidade do produto. Exige do fornecedor uma redução de preço devido ao menor tempo de processo, e registra o ganho na planilha do comitê de redução de custos da empresa.
Depois se pergunta:
"Como os malditos japoneses fazem para conseguir uma batata mais saborosa, mais barata e que agrada mais aos clientes?!?!?

(Recebido por e-mail sem autoria)

2 comentários:

  1. Como será que um italiano assa batatas?

    ResponderExcluir
  2. O italiano deve assar a batata no forno dançando a tarantela! rsrs

    ResponderExcluir