terça-feira, agosto 23, 2011

A Importância das Mães

Auto-Ajuda, Conferência de Swami Tilak



Texto de SWAMI TILAK.
A MÃE É SEMPRE A RAIZ da família. Assim como o quer a mãe, assim os filhos se formam. Não cabe dúvida que criar filhos é uma grande responsabilidade.

Na época em que nós vivemos dá-se muita importância às máquinas. Quando alguém "inventa" algo as pessoas prestam muita atenção, porém se esquecem que a formação do próprio homem é uma grande obra. Quem cria as máquinas? O homem. Então, nenhuma máquina pode ser mais importante que o próprio homem.

O homem não se forma nos colégios ou nas universidades, A formação verdadeira do homem começa na universidade da família. Quando o ambiente é favorável na família, a criança recebe impressões favoráveis. E durante toda a sua vida simplesmente expressa as mesmas tendências que recebeu da família.

Em sânscrito, que é o idioma clássico e sagrado da Índia, há uma frase muito importante: Vasudeva Kutumbakam, que quer dizer "Todo o universo é uma família". E, quando uma pessoa não pode viver nem instruir-se apropriadamente dentro da família, não pode, tampouco, manifestar qualquer coisa boa no mundo exterior. Quando um filho não recebe amor verdadeiro em casa não pode amar a ninguém no mundo.

O Trabalho de MãeÀs vezes pensa-se que trabalhar para a família ou em casa é um tipo de escravidão. Mas parece-me que essa noção não é apropriada, porque de um modo ou de outro esse trabalho - de formar a vida do homem - tem que ser feito. Quem vai fazê-lo? Aquele que não tem nenhuma afinidade com uma pessoa não a pode impressionar. Por exemplo, quando há uma desavença entre mim e meu amigo, eu não posso dizer nada de construtivo ao meu amigo: não é possível. Então para alguém instruir uma pessoa é necessário que haja uma relação amorosa entre ambas. Nesse sentido, a relação entre mãe e filho é a fundação de toda a estrutura familiar. Não cabe dúvida a respeito.

Em sânscrito, novamente, há um dito muito sagrado: "A mãe é o primeiro deus, o pai é o segundo deus, o Mestre, o terceiro deus e qualquer visitante, mais um deus. Então é a mãe que cria a divindade na vida de uma pessoa - filho ou filha.

O Valor da MãeÉ fácil perceber isso, porque o leite que o filho recebe do peito da mãe está cheio de amor. O filho não conhece ninguém no mundo quando nasce. Então seu primeiro contato com o mundo começa pela mãe. A mãe tem que formar a vida de seu filho. A mãe necessita de uma grande confiança em si mesma. Tornar-se mãe não é nenhuma coisa comum, é uma grande coisa! Grande coisa.

Como eu disse antes, um cientista pode criar qualquer instrumento, pode inventar qualquer coisa no mundo, mas o homem é mais importante que qualquer invento. E este homem que inventa, teve que formar-se na família. Parece-me que, no tempo atual, temos que dar o verdadeiro sentido à mulher; levar-lhe a idéia de que criar um filho, na realidade é o trabalho, o dever mais importante do mundo. Infelizmente não estamos fazendo isso.

O problema que estamos enfrentando hoje começou nos anos 14 ou 15 deste século, com a revolução industrial na Europa. Nessa época, em todos os setores da sociedade, um tipo de mudança começava. As pessoas não mais queriam seguir os sistemas antigos; queriam desligar-se completamente de todos os sistemas existentes. Quando uma pessoa tem pressa em mudar algo, não pensa em nenhuma possível conseqüência. Nesse momento simplesmente pensa que tudo o que já existe é indesejável. Pensa.

Contam que uma pessoa estava com resfriado e sentia frio. E tinha muitos problemas com seu nariz. Então, começou a pensar que cortar o nariz seria a solução para o resfriado. Imediatamente cortou o nariz, mas depois de cortá-lo não conseguiu resolver o seu problema. Somente conseguiu ter mais problemas. Então, hoje, passado bastante tempo, mais de 60 anos, ternos experimentado muitas coisas. E nos parece que todos os experimentos mostram que a mudança não está levando a fim algum, porque em todas as partes a sociedade está mais e mais agitada. A família está desorganizada, não existe amor entre os três componentes da vida familiar [pai, mãe e filho]. A reorganização da vida é uma necessidade para a ordem. E quem vai fazê-la? Parece-me que as mães têm que mostrar uma grande coragem nesse sentido.

Paciência de MãeÀs vezes a gente pode dizer que não só as mães, as mulheres, são responsáveis: os homens também têm de fazer sua parte. Eu estou de acordo com essas palavras, mas de qualquer maneira o processo precisa ser iniciado. Algumas pessoas terão de mostrar mais paciência do que outras. E me parece que as mães podem fazer isso mais facilmente.

Quando nós deixamos as crianças nas mãos de empregados, os empregados somente podem criar a ideia de servidão na vida dos meninos. Não podem criar nenhuma ideia de liberdade porque o sentido de liberdade sempre existe na proporção do amor que uma pessoa recebe.

Por isso, eu simplesmente posso pedir a vocês que, por favor, tratem de pensar. Eu não estou tratando de impor minhas idéias. Eu simplesmente estou pedindo. Vocês têm que pensar, porque de qualquer maneira as crianças, no começo, estão em suas mãos. Como se formam em suas mãos? Elas têm de entregar-se aos pais. Mas os pais, simplesmente, estão fora de casa, não estão em casa. Estão fora de casa. Então, temos que pensar em fazer algo para melhorar esta situação.

Decisão de MãeContam que havia um rei, e esse rei pensava em ter um filho. Essa era sua condição para poder governar. Então ele disse à rainha: "Amor, nosso futuro filho vai seguir minha direção". A rainha respondeu: "Não, ele vai seguir as minhas decisões". A rainha deu à luz um filho e, conforme a vontade dela, ele seguiu a vida de renúncia. Dessa maneira, seis filhos seguiram a vida de renúncia. Agora, o pai tinha problemas e disse à rainha: "Amor, seis filhos nossos já seguiram a vida de renúncia. Que vai acontecer com nosso reino? Quem vai administrá-lo?" "Muito bem - disse a mãe - o próximo filho vai ficar no trono". Então, seguindo a decisão da mãe, o príncipe aceitou o trono.

Depois de alguns anos, o rei, já velho, estando para morrer, disse: "Filho, deixo-te este reino". E fechou os olhos. Anos mais tarde, a mãe também estava para morrer. Chamou o filho, e disse: "Meu filho, teu pai tinha um grande reino para te dar. Eu não tenho nenhum reino, somente tenho este pedaço de papel. Tu deves conservá-lo. Quando tiveres algum problema, imediatamente abre-o e lê-o e teu problema vai se resolver". E, logo, ela morreu.

Depois de muitos anos, o novo rei já estava envelhecido. Nessa ocasião, todas as pessoas se voltaram contra ele, Ninguém quis ajudá-lo. Os ministros estavam contra ele, e os empregados também.

Então, desesperado, o rei pensou nas palavras de sua mãe. Abriu o papel e leu o que ali estava escrito: "Meu filho, no mundo nenhuma coisa é permanente. Todas as pessoas te aceitam ou se relacionam contigo pelos interesses delas. Quando esses interesses são atendidos, as pessoas se tornam muito agradáveis; mas quando eles não atendidos, as pessoas não te dão mais nenhuma atenção. Teu relacionamento verdadeiro é com o próprio Ser. Você tem que buscar a Realidade Espiritual. Teus seis irmãos já tomaram o caminho da auto-realização e tu também deves fazê-lo".

Imediatamente, o rei renunciou ao trono e encaminhou-se para a selva. Quando um invasor soube que o rei tinha abandonado o reino, e que estava seguindo para a selva, perguntou: "Onde está o rei?" "O rei está se retirando para a selva", responderam. "Pois eu quero vê-lo!" E ele foi até o lugar onde estava o rei e perguntou-lhe:

- Onde vai?

- Eu estou apenas seguindo o conselho de minha mãe.

- E qual é esse conselho? Eu quero saber!

Imediatamente, o rei mostrou o pedaço de papel e disse: "Leia". No papel estava escrito "Nenhuma coisa é permanente no mundo". Naquele mesmo instante, o invasor decidiu também seguir o caminho espiritual.

Ideias de MãeEsse incidente mostra claramente que a mãe pode criar grandes ideias na mente de qualquer pessoa. Nós não sabemos de que modo, mas, apenas na companhia da sua mãe, a criança absorve as ideias dela. Atualmente, os cientistas também já aceitam que as ideias da mãe influenciam as crianças quando elas ainda estão no seu ventre. As drogas são prejudiciais e quando a mãe as usa, as futuras crianças terão problemas. Suas mentes ficam afetadas pelas drogas. E quando a mãe mostra interesse na espiritualidade, as crianças têm atitudes espirituais.

É um pensamento antigo. Não há nenhuma coisa nova. E vocês já sabem que para dar à luz um Cristo, a humanidade necessita de uma Virgem Maria; porque nenhuma divindade é possível sem a santidade da Virgindade da Mãe. Quando Cristo tem que nascer necessita de uma mãe tão grande como a Virgem Maria.Quando Krishna tem que nascer necessita de uma mãe como Devaki. Porque existe uma relação interior entre a pureza e a divindade, a santidade. Sem a santidade, a divindade não é possível.

Eu estou escrevendo um livro. Nesse livro estou dizendo que, na realidade, a humanidade pode existir sem bons homens mas não pode existir sem boas mães. Não é possível. Nós podemos ter árvores sem flores mas não podemos ter nenhuma árvore sem raiz. Não é possível. Então a raiz é mais necessária. Mais necessária. Quando uma pessoa leu um dos capítulos do livro, disse: "Mas o homem também tem responsabilidades. Swami, o pai também tem responsabilidades". Eu disse: "Sem dúvida o pai também tem responsabilidades. Porém, caso o pai não cumpra seus deveres, a mãe é que tem que mostrar o caminho ao homem. O homem pode ser criado sem pai, mas não pode ser criado sem a mãe".

Sacrifício de MãePor isso podemos dizer que a vida da mulher é um grande sacrifício. O sacrifício não tem nada de comum ou insignificante. Só uma pessoa corajosa pode sacrificar-se. Quem pode estar na cruz? Uma pessoa covarde não pode estar na cruz; somente uma pessoa que tem coragem pode.

Então, nós temos que nos dar conta de que o sacrifício e a rendição não são qualidades inferiores. Um devoto que se rende a Deus não pode ser chamado de fraco. Nunca! É uma pessoa valorosa. Por isso nós temos que mudar nossas ideias e temos que mostrar o caminho a outras pessoas.

Disse um poeta: "Ó mulher, tua vida é maravilhosa! É urna história tão grande que nem os deuses e deusas a podem escrever! Com as lágrimas dos teus olhos e o leite dos teus seios tu escreves a história de toda a humanidade". É uma grande coisa! Grande coisa.

A mãe, em verdade, é o deus vivente caminhando sobre a terra; e quando nos encontramos com uma mãe verdadeira no mundo, temos que nos inclinar diante dela. Como eu disse ontem à noite no Rotary Club de Brasília, eu sou um renunciante, não tenho dever de inclinar-­me diante de ninguém. Eu não tenho que me inclinar nem mesmo diante de meu pai; não devo fazê-lo porque as regras da renunciação (sanyasa) não o permitem. Mas eu tenho que inclinar-me diante de minha mãe. Um homem vence todo o universo, conquista um grande reino e depois, quando regressa à sua casa, na realidade tem que inclinar-se diante de sua mãe.

Há dois tipos de glória no mundo; uma mulher pode se fazer ministro, pode se fazer rainha. presidente - é um tipo de glória; ou pode criar um filho que pode conquistar o mundo todo, fazer-se primeiro-ministro ou presidente ou chefe do governo. Depois de conquistar todas as glórias, quando volta à sua casa, se inclina diante da mãe. Nesse momento, estou seguro de que a glória e a dignidade dessa mãe são superiores à dignidade de qualquer presidente. Por isso, ternos que criar os filhos.

Não estou dizendo que as mulheres não devem estudar, não estou dizendo que não devem ter deveres nos escritórios, mas o dever familiar é muito importante e temos que pensar nisso com seriedade.

Pureza de MãeQue grande problema está ocorrendo na sociedade! Vocês bem sabem, não é necessário dizer-lhes. É confusão em toda parte.

A mulher necessita de pureza interior. E essa pureza interna depende de sua decisão própria, não depende de nenhuma lei social. Não. A imposição nesse caso não vale nada. Uma pessoa pode falar, o governo pode dizer, as escrituras podem dizer e nenhuma dessas coisas valem nada contra a determinação da própria mulher. Nós tratamos de manter nossa pureza não para satisfazer outras pessoas. Fazemos isso para nos satisfazer.

Quando nós não temos fé em nossa pureza, quem a pode ter? E quem pode criar essa fé em nós? Agora as pessoas estão muito interessadas em competições de beleza. Temos muitos concursos: Miss Universo, Miss Brasil, Miss América, Miss Mundo. Eu digo que na realidade a beleza é uma coisa dada por Deus! É uma coisa dada por Deus.

Não necessita de nenhuma competição, porque o homem não faz nada para conseguir essa beleza! O homem deve competir nas coisas que resultem do seu próprio trabalho, como a pureza, a dignidade, a santidade. Essas, são coisas conquistadas por nós mesmos.

Beleza de MãeE nesse campo não se faz nada! Não temos nenhum concurso no campo da pureza, no campo da dignidade, no campo da inteligência, não temos! É uma coisa muito estranha! Por isso deveríamos iniciar outro tipo de competição entre as pessoas. Deveríamos competir no campo da dignidade, da virtude, da pureza e, então, poderemos ver quantas Virgens Marias podem se produzir no mundo.

Quando uma pessoa quer somente se fazer ator ou atriz, é uma coisa. Mas, quando uma pessoa quer ser divina, como a Virgem Maria, nesse momento tem que revolucionar sua vida interior e exterior. Eu estou certo de que vocês têm essa capacidade e podem fazer facilmente isso em suas próprias vidas.

Não tenho que dizer mais nada neste momento, pois quero responder às perguntas, e porque problemas são melhor conhecidos por vocês do que por mim. Vamos ver como conseguir uma solução para os problemas do mundo atual.

Com estas palavras eu lhes agradeço por sua atenção e por sua presença.

Om Shanti, Shanti, Shanti

Om Paz, Paz, Paz.


Fonte: Jnana Mandiram
Visitando o blog do Dudu Lopes encontrei este texto que posto aqui.Dêem uma passadinha por lá tbm,é ótimo!!!!! http://cantododudu.blogspot.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário