quinta-feira, maio 07, 2009

COITADINHO NÃO!

Me diz se o texto não sugere que o nosso querido,amado,idolatrado,salve,salve Brasil tem 191.089.264 de "coitados"( o que significa:acabados, derrotados, estuprados, incapazes de se reerguer e de superar os problemas que estão enfrentando.) pelo governo Lulla?
E vamos inverter essa situação de sermos nós os "coitados" e passar a vez pro governo,pra eles sim, serem os coitados,mas muito coitados mesmooooo,pelo povo e através do nosso voto!


Um costume muito comum entre as pessoas é chamar os outros de coitados, quando ocorre algum problema ou doença com os mesmos.

Acredito que a maioria dos que usam essa expressão não conhece o real significado da mesma. Coitado é uma palavra derivada de coito, e se aplica às pessoas que foram violentadas, estupradas ou prejudicadas.

O engraçado é que geralmente se aplica a palavra coitado a pessoas queridas, como demonstração de pena ou de dó.

Quando alguém leva um tombo, por exemplo, há duas maneiras de agir em relação ao fato. Ou nos movimentamos para ajudar o acidentado a se levantar, dando-lhe apoio moral e material, ou não fazemos nada e dizemos que ele é um coitado.

Coitado é uma palavra negativa, que significa que a pessoa a quem damos esse adjetivo está acabado, derrotado, estuprado, incapaz de se reerguer e de superar os problemas que está enfrentando.

Pior ainda que coitado é coitadinho. Muita gente se coloca no papel de coitadinho, e passa a vida a se lamentar, com queixas e lamúrias a toda hora.

São os que procuram chamar a atenção dos outros para os seus problemas, se deliciam a narrar suas desgraças nos mínimos detalhes e disputam com os infelizes a posse da doença mais terrível ou das quedas mais espetaculares.

Quando alguém conta a eles que fez determinada cirurgia ou que passou por experiências difíceis, eles logo passam a narrar os seus próprios casos, sempre piores do que os do seu interlocutor. Querem ser objeto de pena, gostam de ser considerados coitadinhos.

Algumas pessoas vão além. Casam-se com a dor e com o problema. Costumam dizer: a minha dor de cabeça, o meu caso de traição, a minha insônia, a minha tristeza. São donos do mal que lhes ocorre, e não sabem como sair dele pois estão casados com o problema, gostam de ser e de continuar coitadinhos.

Um coitadinho é um ser infeliz. Coitadinhos não acham empregos, não obtêm empréstimos bancários, não conseguem se realizar no casamento, no namoro, nos relacionamentos sociais e familiares.

Deixemos de colocar em nosso semelhante o adjetivo de coitados, se quisermos que eles sejam felizes. Substituamos a pena ou dó pela ação positiva de ajuda, de solidariedade e de carinho. Assim agindo, teremos no mundo mais pessoas vencedoras e alegres, e eliminaremos muitos males causados aos e pelos coitadinhos.

(Ary Brasil Marques)

2 comentários:

  1.  "coitado" advém da "coita", isto é "paixão", sentimento do padecer por amor cantado pelo trovadores da Idade Média. "coitado" era aquele que era atingido pela "coita d'amor", geralmente um amor impossível devido a diferença de classe social entre a musa e o trovador; ou essa "impossibilidade" era um disfarce para esconder à opinião pública uma união adúltera

    ResponderExcluir
  2. Embora esse comentário tenha sido feito em 2009...vale a correção pra esse comentário absurdo e sem nexo ...

    A palavra coitado advém do substantivo masculino "coito" a palavra "coita " como é mencionada aí não existe e nem tão pouco significa amor impossivel ou disfarce pra opinião publica de uma união adultera ou qualquer coisa assim...
    A palavra COITADO ou COITADINHO deriva de "coito" que significa relaxão sexual,em sua forma literal. Já no pejorativo podemos dizer que seria a mesma coisa como "Foda"=fodido."Coito" = coitado ou coitadinho ( no diminutivo)...Ficou claro????ou quer que eu desenhe???

    ResponderExcluir