quarta-feira, julho 06, 2011

sobre mudança...



Não se esqueça que todas as mudanças que decidimos fazer na nossa vida resultam num aumento do nosso conhecimento pessoal, independentemente do resultado final. Por essa razão, quando se nos depara a necessidade de uma mudança na nossa vida é fundamental ter a coragem e a humildade necessárias para não a adiar nem mais um dia.

Quantas vezes se levantou exausto de manhã e teve vontade de mudar de emprego, porque o trabalho que faz fá-lo sentir-se usado, humilhado, e não lhe suscita nenhum interesse, e nada mais faz do que continuar a levantar-se cada manhã, cansado e a dizer mal do seu emprego? E quando alguém lhe oferece uma hipótese de trabalhar no estrangeiro e você recusa por temer uma mudança geográfica e fica a lamentar-se durante anos?

Quantas vezes decidiu começar uma dieta ou deixar um vício a partir do dia seguinte e nunca o fez? Há quanto tempo mantém uma relação sem amor e limita-se a dizer que pode ser que as coisas melhorem sem tomar quaisquer atitudes no sentido de a alterar? Há quanto tempo dá por si a ter um estranho prazer em criticar os outros quando no fundo está a procurar esconder a sua incapacidade em tomar a iniciativa de agir? E porque é que continua a usar a desculpa do cansaço, de uma doença, da idade, para protelar uma mudança e não consegue esconder uma pontada de inveja por quem consegue fazê-lo?

Pois eu digo-lhe que você pode ficar exactamente como está toda a sua vida enquanto continuar a adiar as mudanças. Quando você elimina a hipótese de mudanças na sua vida, elimina simultaneamente todos os riscos que lhe são inerentes e sente-se erradamente protegido. Tomar a decisão de não continuar a adiar a mudança e levá-la adiante requer uma boa dose de coragem e de humildade. Mas você tem-na! Só não acredita que a tem. O único factor que o impede é você próprio e as escolhas que faz (ou não faz) por não acreditar que é capaz de as levar em frente. Por isso, decida mudar! Não tenha medo! Vamos em frente! Mudanças trazem recompensas! Mude para poder gostar de si!

José Micard Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário