domingo, março 29, 2009

Hitler às avessas!

COLIFORMES MENTAIS

Maria Lucia Victor Barbosa

28/03/2009


Dia 26 deste, durante entrevista coletiva que encerrou o encontro oficial de Lula da Silva com o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, o presidente brasileiro mais uma vez contaminou a platéia com seus coliformes mentais. Deitando falatório pelos cotovelos como se estivesse num daqueles comícios em que leva a mãe do PAC a tiracolo, ele sapecou diante da delegação inglesa a seguinte “preciosidade”, referindo-se à crise mundial: “É uma crise causada por comportamentos irracionais de gente branca de olhos azuis que antes da crise parecia que sabia tudo e agora demonstra não saber nada”.

Deixemos de condescendências. Não foi uma gafe, como se costuma dizer para atenuar os desastrados gracejos do presidente da República. Foi uma estupidez. Pior. Foi crime de racismo, coroado pela gabação xenófoba de que aquela gente branca, irracional, de olhos azuis são uns ignorantes que não sabem nada. Lula da Silva deve achar que só ele entende das coisas, como seu alter ego, Hugo Chávez, igualmente populista e chibante.

Questionado por um repórter britânico se sua declaração tinha viés ideológico, o presidente titubeou, engasgou e se saiu como mais uma idiotice: disse não conhecer nenhum banqueiro negro ou índio.

Acontece que existem banqueiros negros, como Stan O’Neil, ex-presidente do Merryll Lynch, um dos bancos norte-americanos que teve que ser vendido por causa das perdas bilionárias com as hipotecas subprime. E o negro Frank Raines, ex-presidente da Fannie Mae, instituição financeira que ajudou a desencadear o colapso de Wall Street.

Mas Lula da Silva sabe que ao associar raça e classe, como se todos os brancos de olhos azuis fossem capitalistas exploradores de negros e índios, joga bonito para platéia brasileira e mesmo latino-americana. Afinal, não somos todos de esquerda nessas plagas? Se formos temos que levar adiante a luta de classes como fiéis seguidores de Karl Marx. Mas nem esse chegou a tanto, pois teorizou sobre burguesia e proletariado e não sobre brancos de olhos azuis e negros de olhos escuros.

Vai assim Lula da Silva como porta-voz das garbosas esquerdas brasileiras fomentando ódio e preconceito. Em nome do PT ele veio para desagregar e não para agregar a nação. Como um Chacrinha de auditório propositalmente confunde a mente dos incautos que enxergam nele o defensor dos pobres e oprimidos, quer dizer, dos índios e negros, vítimas dos brancos irracionais de olhos azuis.

Diante desse despautério a impressão que se tem é que o presidente da República quer se portar como um Hitler subdesenvolvido ás avessas. Ele não gosta de gente branca de olhos azuis, como se existisse pureza racial. E se quis referir aos países desenvolvidos, especialmente aos Estados Unidos, esqueceu que no Brasil existe gente branca de olhos azuis. São descendentes dos europeus que para aqui vindo deram uma substancial colaboração para o progresso que o país hoje desfruta.

Além do mais, alguém conte para o presidente que brancos de olhos azuis, aqui, na Europa ou nos Estados Unidos, não são intrinsecamente maus ou ignorantes e nem sempre são ricos. No Brasil muitos se casaram com negras, com índias, e seus descendentes compõem nossa sociedade multirracial. Como resultado dessa miscigenação não temos um tipo racial específico.

O bestialógico de Lula da Silva deve ter soado no mínimo inusitado aos ouvidos dos ingleses. Mas o presidente deu mais vexame. Segundo o Estado de S. Paulo (27/03/2009), ele “se expressou com pouca familiaridade sobre questões que estarão em debate no encontro de cúpula do G-20, em Londres, no próximo dia 2”.

Naturalmente, nesse encontro, o presidente da República defenderá os pobres e oprimidos e clamará contra o protecionismo daquela gente branca de olhos azuis. Curiosamente, matéria do jornal citado dá conta de que o Brasil dobrou barreiras em 2008. Yes, nós somos fortemente protecionistas e nossos principais alvos foram a China, a Europa e os Estados Unidos.

Outra incoerência que se observa em nossa política externa diz respeito à generosidade de um presidente que, se por um lado defende negros e índios, por outro permite que seu governo, do qual é o principal responsável, se recuse no Conselho de Direitos Humanos da ONU a aprovar resolução que condena duramente as “graves violações de direitos humanos na Coréia do Norte. As atrocidades cometidas na tirania comunista norte-coreana incluem a fome, a tortura e a perseguição política. Horrores que existem em Cuba, também vigorosamente apoiada por Lula da Silva e seu governo. O Itamaraty tampouco condena regimes acusados de violações graves como os do Sudão e do Congo. Mas endossa fortes críticas contra Israel.

Os coliformes mentais de Lula da Silva foram lançados para inglês ver, sendo que nesta enorme Sucupira em que vai se transformando o Brasil são tidos como lampejos de genialidade. Em todo caso, nossos brancos irracionais de olhos azuis que se cuidem. E se Lula cismar de mandá-los para aqueles chuveiros de onde não se volta?


Maria Lucia Victor Barbosa é socióloga.

O texto acima recebí por e-mail (Obrigada Zé Carlos)

Cada povo tem o governo que merece! Certíssima a frase.Essa maioria vendida por migalhas,vendida por tão pouco.Um povo digno paga impostos e exige uma boa assistência em educação,saúde,segurança,morar bem,lazer,enfim uma vida que é de direito de todos.Estamos vivendo numa nação de vagabundos,onde uma bolsa esmola,um kit gay,uma dentadura já é o suficiente pra votarem num esperto que do povão quer distância!!! Ele era o povão,alguém se lembra? Presentemente "elle" é milionário,tem um filho genial que ganha fortunas,uma esposa que só abre a boca pra comer do bom e do melhor! Comer PF? Imagine,coisa de pobre! Não se veste mais nas lojas da 25 de Março ou José Paulino...eles não querem nem ouvir falar desse povão bobão.Que se explodam,desde que os mantenham no poder!!Até cidadânia italiana eles tem!Só não terão olhos azuis porque é crime!
E ainda vão abrir a boca nos países de primeiro mundo,soltam qualquer asneira e acham a maior graça.Nem sabem porque estão lá e pra que estão lá, e envergonham aos poucos que trabalham pra pagar as suas mordomias.
Eu vou é comprar umas lentes de contacto castanhas,porque daqui a pouco "Elle" vai dizer que a culpa da crise é minha que tenho olhos verdes!!!!

4 comentários:

  1. Pan
    Me avise onde você encontrar as lentes em preços acessíveis, afinal depois da frase do presiDEMENETE" ´passei a usar óculos escuros dia e noite.

    Infelizmente vivemos em um país em que uma rua e todas as suas adjacências são tomadas por verdadeiros vagabundos vendedores de quinquilharias, mais conhecidos como camelôs, onde se vende de tudo que ´contrabandeado sem o pagamento de um centavo de impostos, sem a geração de um único emprego formal e esse povaréu de picaretas é conseiderado pelo governo trabalhador informal. E na contrapartida à tudo isso enfiam na cadeia uma empresária que tem o mesmo perfil, mas com a diferença que gera empregos e paga impostos, e usa de subterfúgios para figir da fome arrecadadora do governo para se manter em atividade.
    Os camelôs são considerados problema social a empresária é considerada criminosa.
    Você mata e pode pegar uns 15 anos de cadeia, vice sonega e pode ser condenada a 94 anos de cadeia.
    Então a saída é ser pobre, e matar a vontade e nunca, jamais mexer com o governo.
    Eita país de MERDA!!!!

    PS: Eu acho que a Tranquesi deveria ser presa por estelionato, mas os ricos deslumbrados pagam os preços que ela pede, então é melhor deixar para lá.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Pan

    Indiquei você para um prêmio em meu blog.

    ResponderExcluir
  3. Meu prezado Mascate. Parabéns pelos posts e a visão clara que tem nas observaçÃoes.
    É duro e desafiador termos este governo com seu bando nos desafiando.
    Parabéns mais uma vez, seu blog entra na minha lista.
    abs

    Walter

    ResponderExcluir
  4. Agora sim!
    Estou feliz em acompanhar seus posts, claro que o seu Blog fará parte da minha lista de Blogs inteligentes.
    (obrigado pelo e-mail)
    Um abraço,
    Walter

    ResponderExcluir