segunda-feira, julho 21, 2008

Declaração de amor

Tentei dizer quanto te amava, aquela vez, baixinho...
Mas havia um grande berreiro, um enorme burburinho
E, pensando bem, o berçário não era o melhor lugar.
Você de fraldas, uma graça, e eu pelado lado a lado,
Cada um recém-chegado,
você sem saber ouvir, eu sem saber falar...

Tentei de novo, lembro bem, na escola.
Um PS no bilhete pedindo cola,
Interceptado pela professora como um gavião...
Fui parar na sala da diretora e depois na rua,
Enquanto você, compreensivelmente, ficou na sua...

A vida é curta, longa é a paixão.

Numa festinha (ah, nossas festinhas...), disse tudo:
"Eu te adoro, te venero, na tua frente fico mudo"
E você não disse nada... E você não disse nada...
Só mais tarde, de ressaca, eu atinei:
Cheio de amor e "Cuba", me enganei
...e disse tudo para uma... Almofada!

Gravei, em vinte árvores, quarenta corações.
O teu nome, o meu, flechas e palpitações:
No mal-me-quer, bem-me-quer, dizimei jardins.
Resultado: sou persona pouco grata,
Corrido aos gritos de "Mata!! Mata !!"
Por conservacionistas, ecólogos e afins...

Recorri, em desespero, ao gesto obsoleto:
"Se não me segurarem, eu faço um soneto !"
E não é que fiz, e até com boas rimas ?!
Você não leu, e nem sequer ficou sabendo....
Continuo inédito e eu, por teu amor sofrendo...

Mas fui premiado num concurso em Minas.
Comecei a escrever com pincel e piche
Em muro branco; o asseio, que se lixe;
Todo o meu amor para a tua ciência!
Fui preso, aos socos, e fichado.
Dias e mais dias interrogado:
Era PC ... PC do B ou alguma dissidência ?

Te escrevi com lágrimas, sangue, suor e mel,
(você devia ver o estado do papel ! ...)
Uma carta longa, linda e passional.
De resposta, nem uma cartinha
Nem um cartão, nem uma linha!...
Vá se confiar no Correio Nacional !

Com uma serenata sim, uma serenata
Como nos tempos da Cabocla Ingrata
Me declararia, respeitando a métrica...
Ardor, tenor, a calçada enluarada...
Havia tudo sob a tua sacada.
Menos tomada para a guitarra elétrica !...

Decidi, então, botá a maior banca
No céu e escrever com fumaça branca:
"Te amo", assinado...e meu nome bem legível.
Já tinha avião, coragem, brevê,
Tudo para impressionar você !
Mas veio a crise: Faltou o combustível !...

Ontem, você me emprestou o seu ouvido
E na discoteca, em meio do alarido,
Despejei meu coração...
Falei da devoção há anos entalada
E você disse:" Eu não escuto nada !! "

Curta é a vida, longa é a paixão...

Na velhice, num asilo, lado a lado,
Em meio a um silêncio abençoado,
Eu lhe direi o que sinto, meu bem...
O meu único medo é que então ,
Empinando a orelha com a mão,
você me responda só: "Hein?"


(Luiz Fernando Veríssimo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário